Estruturação de Governança de Dados
A Estruturação da Governança de Dados é um fator crucial e habilitador para o desenvolvimento de uma sólida Cultura de Dados em uma empresa. Ela transforma a intenção de ser orientada por dados em realidade prática, fornecendo as bases de confiança, clareza e responsabilidade necessárias.
Em essência, a Estruturação de Governança de Dados é o conjunto de regras e a fundação organizacional que permite à empresa confiar nos seus dados e, consequentemente, tomar decisões baseadas em evidências, em vez de intuição ou planilhas divergentes, consolidando uma cultura data-driven.
Inicia-se com um Diagnóstico de avaliação de prontidão a fim de identificar o estado atual dos dados no negócio, bem como o alinhamento da utilização de dados com estratégia de negócios.
Posterior, desenvolve-se um Roteiro de implementação que envolve a estratégia de governança de dados, as pessoas, processos, tecnologias, modelo operacional, elaboração de normativos e documentação técnica, definição de responsabilidades e plano de comunicação.
Com este roteiro, estabelece um Plano de Ação de curto, médio e longo prazo (à depender da necessidade da empresa) para iniciar a jornada de Aculturamento de dados nas empresas.
Em paralelo, os Treinamentos visam estabelecer a Alfabetização de Dados (Data Literacy) na organização, garantindo que os colaboradores adquiram as habilidades e a confiança para acessar, compreender e aplicar dados de maneira ética e eficaz. Dessa forma, eles conseguem traduzir as informações em insights práticos e lições aprendidas para o seu dia a dia profissional.
-
Diagnóstico de Avaliação de Prontidão
-
Roteiro de Implementação de Governança de Dados
-
Plano de Ação para jornada de Aculturamento de Dados
-
Treinamentos práticos sobre a Governança de Dados
Em suma, o objetivo final é fazer com que a tomada de decisão orientada por dados se torne um hábito e uma norma em todos os níveis da empresa.